Visitar a maior metrópole do Brasil São Paulo, é ter uma diversidade muito grande de opções de passeios maravilhosos, porém fazer estes passeios gratuitos é bem melhor. A minha sugestão destes 5 passeios gratuitos em São Paulo, são alguns dos passeios que eu realizei e gostei muito.
5 passeios gratuitos em São Paulo
Os turistas que visitam a capital paulista as vezes ficam meio perdido, sem saber o que fazer, quais os melhores lugares para visitar ou os principais pontos turísticos de São Paulo, 5 passeios gratuitos em São Paulo com dicas para curtir São Paulo em 1 dia.
Percorrer a Avenida Paulista de ponta a ponta a principal avenida da cidade e um dos melhores pontos turísticos de SP, a avenida que é um dos principais pontos turísticos e um bom resumo do turbilhão de diferentes culturas que formam a cidade. Ela é capaz de ocupar um viajante por bastante tempo, por isso, se for a sua primeira vez em São Paulo, não se apresse em sair da Paulista.
Caminhar sem rumo já é o suficiente para entrar no clima de uma das maiores cidades do mundo. Vale até alugar uma bike compartilhada para percorrer a nova ciclovia que corta a Paulista de ponta a ponta.
A avenida, além de ser um dos principais pontos turísticos de SP, dar acesso a vários outros pontos ao longo do seu percurso. Por isso deixo aqui 5 passeios gratuitos em São Paulo, todos no percurso da Avenida Paulista.
1. Casa Rosa
A Casa Rosa é um verdadeiro tesouro em meio a uma das vias mais movimentadas do Brasil: a Avenida Paulista, em São Paulo. A Casa Rosa reflete a história e a cultura brasileira da década de 1930, quando o país vivia o auge da cafeicultura.
Nesse período, a Avenida Paulista era tomada por mansões dos barões do café. Pouco tempo depois, com a chegada do comércio e da indústria, começou o processo de verticalização. Assim, os casarões foram dando espaço aos prédios que hoje dominam a região.
A mansão está em reforma, não é possível entrar na casa, mas seus jardins de roseiras, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França embeleza a cidade.
Atualmente, acolhe o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, um museu dedicado à cultura literária do nosso país. Com visitação gratuita, recebe milhares de pessoas todos os anos.
Além da importância cultural, carrega significado histórico e arquitetônico. É uma das poucas mansões que restou na Avenida Paulista e abriga a primeira biblioteca brasileira especializada em poesia.
2. Parque Trianon
O Parque Tenente Siqueira Campos é o nome oficial do parque que foi dado em homenagem ao militar e político brasileiro que participou da Revolta Tenentista ocorrida em 1924, um dos acontecimentos mais importantes ocorridos na cidade de São Paulo.
Inaugurado no ano de 1892, teve seu surgimento entendido no contexto do processo de urbanização da cidade de São Paulo daquela época. No ano anterior, ocorrera a inauguração da Avenida Paulista.
Em meio a mata atlântica é possível caminhar e/ou correr pelas boas pistas e trilhas, admirando a flora e a avifauna presentes, especialmente, no sub-bosque. Participar atividades culturais e esportivas gratuitas promovidas pela administração do parque e/ou da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Fiquei encantada com o piso das pistas e trilhas chama a atenção e distingue-o de outros parques pois é formado por belas pedras portuguesas e a infraestrutura que o parque oferece com Trilha do “Fauno”, playgrounds, aparelhos de ginástica, pistas/trilhas para caminhadas e/ou corridas e sanitários, que são bem cuidados e limpos.
Essa opção que não poderia faltar nestes 5 passeios gratuitos em São Paulo, principalmente pelo contato com a natureza que o parque oferece para todos os visitantes.
3. Itaú Cultural
Parte do circuito de arte na Avenida Paulista, o Itaú Cultural apresenta um acervo voltado especialmente para a história do Brasil. O espaço conta com exposições itinerantes e permanentes.
O acervo permanente se destaca pelas belíssimas coleções Brasiliana e Numismática, nas quais moedas, documentos, mapas, gravuras, pinturas, manuscritos de literatura e outros objetos de arte contam a história do Brasil de maneira leve e interessante. A escadaria cercada por desenhos de plantas e animais que compõem a flora e a fauna brasileira é um dos mais belos cenários do local.
O espaço Itaú Cultural, com certeza eu recomendo entre os 5 passeios gratuitos em São Paulo, pela riqueza histórica que oferece e conta ainda com salas de teatro, cinema, espetáculos musicais e projetos artísticos
. Todos os eventos são gratuitos. Para ver os espetáculos, é preciso pegar os ingressos com meia hora de antecedência na bilheteria. O horário de funcionamento do Itaú Cultural é de terça a sexta das 13h às 19h e aos sábados e domingos das 10h às 16h.
4. Méqui 1000
Conhecer essa loja, é conhecer a história do Mc Donald no Brasil, por isso não pode faltar neste roteiro de 5 passeios gratuitos em São Paulo. Chamado de Méqui 1000, o restaurante mescla inovações tecnológicas com a arquitetura clássica do local e funciona 24 horas. Próximos da escadaria de mármore, estão totens de autoatendimento e menus digitais.
A loja também tem uma esteira transparente que leva os lanches da cozinha até o estande do drive-thru quem estiver na fila, poderá assistir ao seu pedido chegando. O espaço conta com um lustre em formato de Big Mac gigante e um terraço com vista para a Paulista.
5. Mirante do Sesc
A imensidão de São Paulo nem sempre pode ser percebida andando em meio aos prédios. Porém, basta conseguir ver acima deles para ter noção de quão enorme é a capital paulista.
Quem gosta de conhecer as cidades do mundo por novos ângulos não pode perder alguns mirantes gratuitos de São Paulo. O mais popular e acessível é o Mirante do SESC, localizado na Avenida Paulista. O visual é disputado e por lá vale aproveitar o momento para um café, uma boa refeição e até uma taça de vinho diante da paisagem urbana.
Certamente um dos melhores lugares para ir em São Paulo de graça. Além do da vista linda que o mirante proporciona, há outros espaços para serem visitados por lá, como: biblioteca, lanchonete, espaço kids entre outros.
Mesmo sendo de graça é preciso fazer a reserva da visita pelo aplicativo. credencial Sesc, é bem simples basta baixar no celular, lá tem todos os dias e horários de funcionamento, só agendar e aproveitar mais um dos 5 passeios gratuitos em São Paulo.