Com certeza você já ouviu falar sobre acumular pontos e milhas, clubes de fidelidades e as vantagens que eles oferecem. Infelizmente muita gente, perde boas oportunidades por não entender as diferenças entre esses benefícios. Este mercado cresceu tanto nos últimos anos que as vantagens vão além das compras de passagens aéreas com tantos benefícios. É importante que você conheça as particularidades de cada produto.
Qual a diferença entre milhas e pontos?
O que as pessoas às vezes não sabem é que milhas e pontos são a mesma coisa, porém quando o programa é de companhia aérea o termo normalmente usado é “milhas” e quando é de outro estabelecimento como bancos, hotéis, locação de carros e outros o termo correto é ‘pontos” e ambos são como moedas virtuais, possui valor comercial, ou seja pontos e milhas significa dinheiro, que dar para lucrar muito.
Como acumular milhas?
Hoje são várias as maneiras de acumular milhas tais como: a utilização do cartão de crédito, compra de passagens aéreas, aplicativos e estrátegias de compra e venda pelos programas de fidelidades, compra em sites parceiros, promoções de transferências de pontos, clubes de milhas, entre outras.
Os programas de fidelidade expandiram e uma das mudanças foi na forma de acúmulo de milhas e graças as parcerias entre os programas de fidelidade e empresas dos mais variados segmentos é possível acumular milhas na compra de produtos e serviços. Desde o cafezinho até o celular. Por fim, você pode assinar um clube de milhas e receber uma quantidade desses benefícios todo mês por um valor fixo.
Principais programas de milhas
Vou citar aqui 3 programas de milhas e alguns de seus parceiros, com certeza você já ouviu falar deles.
1. Smiles
Este programa foi criado desde 1994 como o programa de milhagem da Varig. A escolha bem-sucedida de parceiros associada à oferta de promoções e produtos, como o cartão de crédito Smiles, consolidou-o como um programa de alta atratividade para clientes e parceiros.
A Smiles possui parcerias com empresas de comércio eletrônico, lojas físicas, aplicativos, redes de hotéis e companhias aéreas. Hoje são mais de 200 parceiros, dentre eles estão as Casas Bahia, PontoStore, Avent, Intelbras, Concha y Toro, LG, L’Occitane, Kopenhagen, Motorola, Nespresso, Philco, Phillips, entre outros.
São 4 categorias de programas, você pode optar por aquela que desejar e melhor te atender. São elas:
- Smiles
- Prata
- Ouro
- Diamante
2. Latam Pass
Este programa é o 4º maior programa de fidelidade do mundo. Surgiu após a unificação dos programas LATAM Fidelidade e Múltiplos. Oferece muitas possibilidades para que você chegue aos seus sonhos mais rápido.
A Latam Pass possui parcerias com empresas de comércio eletrônico, lojas físicas, aplicativos, redes de hotéis e companhias aéreas entre outros que possibilita acumular muitos pontos ou milhas, você terá a opção de escolha ao trocá los por diversos benefícios. Mas, com certeza a melhor opção é realizar a venda dessas milhas e usar o dinheiro, como achar melhor, em viagem ou não.
3. TudoAzul
Este programa foi lançado no ano de 2009. Desde então, o programa sofreu alterações significativas visando um engajamento maior e conquistou a confiança dos consumidores.
O TudoAzul é avaliado pelos usuários como um dos melhores programas de fidelidade do Brasil, considerado bem simples, o programa de pontos da Azul recompensa os seus clientes fiéis com privilégios nos voos da companhia aérea e inúmeros benefícios. Inclusive para quem quer acumular ainda mais pontos, é possível assinar o clube TudoAzul que é um programa suplementar que todos os meses entrega entre 1.000 e 10.000 pontos para seus assinantes.
Compras e vendas de milhas está amparado por lei?
No Brasil ainda não existe uma legislação específica para tratar da comercialização de milhas, porém a prática é amparada pela Constituição Federal, artigo 5°, inciso II que diz que não é possível obrigar alguém a fazer algo a não ser em virtude da lei.
O mercado de pontos e milhas, cresceu muito e os impasses apresentados pela falta de uma regulamentação específica. Diante desta realidade, projetos de lei estão sendo criado por alguns deputados e senadores têm se dedicado para que deem mais segurança aos consumidores.
São eles: O projeto 4015/2012 que aguarda apreciação do Senado Federal. Outros projetos mais específicos no que se trata da compra e venda de milhas, como é o caso do PL 2303/2015 , ainda aguarda o parecer do relator da comissão especial.
Conclusão
Agora que você sabe que compra e venda de milhas gera renda e está amparado de acordo a Constituição, não deixe para depois, comece a estudar e conhecer melhor este mundo das milhas. Eu estou compartilhando aqui um pouco do que já tenho de conhecimento. Mas já posso afirmar que é preciso aprender cada dia mais, pois é preciso muito estudo para entender como lucrar com milhas. Quer seja uma renda extra ou sua principal fonte de renda, as milhas oferecem inúmeras oportunidades para qualquer pessoa.