Pular para o conteúdo

Onde ver cavalos marinhos em Porto de Galinhas

Onde ver cavalos marinhos em Porto de Galinhas? Ver cavalos marinhos é uma experiência que poucas pessoas já tiveram na vida, e em Porto de Galinhas é possível interagir com a vida marinha e com esses peixes em especial.

Anúncio

Sobre Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas fica localizada no município de Ipojuca, no estado do Pernambuco. É uma região que possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Resumindo, é um paraíso tropical no coração do Brasil.

Porto de Galinhas é muito conhecido por sua beleza natural, e isso se dá por conta do grande e magnífico conjunto de recifes que fica próximo da orla. A crescente procura pelo turismo na região cresceu no fim dos anos 80, quando os turistas de todo o país começaram a descobrir a praia de Porto de Galinhas, fazendo o turismo nos recifes e piscinas naturais aumentassem. Começaram a surgir hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de apoio aos turistas que ali visitavam.

Anúncio

A praia de Porto de Galinhas oferece toda a comodidade que uma boa região praiana deve oferecer. Na cidade, há postos de gasolina, bancos, postos de saúde, hotéis e pousadas, igreja e muito mais.

A região possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Toda a região é muito frequentada por turistas e surfistas de diversas nacionalidades, sendo eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas.

Anúncio

Para se locomover em Porto de Galinhas não é difícil, pelo contrário, é bem fácil, pois tudo é bem próximo. Alguns dos hotéis e pousadas que ficam um pouco mais distantes, possuem um tipo de translado que leva os turistas até o centro em horários previstos por eles.

A cidade já possui uma boa frota de táxis, mas com a modernização, a cidade também conta com os aplicativos de locomoção, como Uber e 99 POP, que ajudam os turistas. E, nesse artigo, ainda vamos te mostrar onde ver cavalos marinhos em Porto de Galinhas.

Peixes em Porto de Galinhas

A experiência de ver e interagir de fato com a vida marinha não é comum para todas as pessoas. Em Porto de Galinhas a interação com a vida marinha é algo comum e muito legal.

Em Porto de Galinhas, é possível nadar junto aos peixinhos, que ficam, geralmente, nas piscinas que se formam entre os recifes de corais. Na maré baixa, a água desce e os peixes ficam nessas piscinas, que você pode facilmente visitar.

Onde ver Cavalos marinhos em Porto de Galinhas

Onde ver cavalos marinhos em Porto de Galinhas? Em Porto de Galinhas, o projeto Hippocampus é um lugar onde é possível ver diversos cavalos marinhos que ficam nesse instituto. São usados para pesquisas e, é claro, aberto ao público para visitação.

Na foz do Rio Maracaípe, onde suas águas escuras encontram um mar quentinho, existe um berçário natural de espécies, incluindo cavalos-marinhos. É no manguezal do Pontal de Maracaípe que dezenas de jangadas levam os turistas para apreciar não só os animais da região como o famoso por do sol.

O passeio de jangada em Porto de Galinhas no rio de Maracaípe é o local mais fácil de se ver os cavalos marinhos em seu habitat natural. Os jangadeiros descem um pouco o rio e, chegam a um local que em poucos minutos conseguem pegar um cavalo marinho e apresentá-los aos turistas e visitantes. Esse é ponto máximo do passeio, em que os turistas mais ficam empolgados.

Os cavalos marinhos são retirados das águas dos rios e colocados dentro de um vidro, para ficar melhor para a visualização das pessoas e para o bem do peixe.  Após a amostragem, os jangadeiros devolvem o cavalo marinho ao rio.

O que são cavalos marinhos?

O cavalo-marinho é um peixe ósseo encontrado nos recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, normalmente em águas rasas, e pertence à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. No Brasil, é representado por duas espécies, Hippocampus reidi e Hippocampus erectus, sendo a primeira a mais abundante.

Esse peixe possui cabeça alongada que lembra um pequeno cavalo, olhos que se movem de forma independente e grande capacidade de camuflagem. Sua cauda permite que ele se agarre às plantas aquáticas e algas, o que ajuda no momento de descanso, camuflagem e captura de alimento. Ele locomove-se atráves de movimentos ondulatórios de suas nadadeiras dorsais, por isso precisa de ambientes calmos.

Leia também

Deixe um comentário