Guarapari é um município brasileiro no litoral do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na Região Metropolitana de Vitória, é o principal destino turístico do Espírito Santo. É o balneário de verão preferido dos capixabas e mineiros.
Como eu gosto muito dessa cidade linda, ja fui várias vezes e cada vez fico mais encantada, resolvir escrever algumas dicas para ajudar você, visitar guarapari. A cidade é a queridinha dos mineiros e fica lotada no verão.
COMO CHEGAR?
De carro
De carro próprio ou alugar um carro é uma ótima ideia para se deslocar O trecho é bem sinalizado e conta com boas estradas. Guarapari fica a 50km da capital Vitória e você chega lá bem rapidinho de carro, ônibus e até transporte por aplicativo.
De ônibus
A empresa Viação Alvorada faz o trajeto da rodoviária de Vitória a rodoviária de Guarapari a cada meia hora. A empresa oferece também uma linha que sai diretamente do Aeroporto de Vitória ao bairro Ipiranga, em Guarapari.
De avião
Pra quem vai de avião, o aeroporto de Vitória Eurico Sales recebe somente voos nacionais das principais capitais do país. Fica a 63 km da área central de Guarapari.
Do aeroporto até a cidade é preciso pegar algum tipo de transporte, entre ônibus, táxi ou carro alugado.
ONDE FICAR?
A cidade tem inúmeras opções de hotéis, pousadas, apartamentos por temporada, gosto muito de ficar em Meaípe, pois acho mais tranquilo e lindas praias, no entanto existem excelentes opções de hospedagem na Praia do Morro, praia de Setiba e na Praia das Castanheiras. Se preferir há também opções nas praias mais afastadas e tranquilas.
ONDE COMER?
A tradicional moqueca é a dica pra quem visita o litoral capixaba, em qualquer restaurante que servir, com certeza será uma excelente moqueca. Os restaurantes @cantinhodocuruca e o @dalmarerestaurante, são dois ótimos lugares comer a moqueca capixaba, na praia de Meaipe.
O QUE FAZER POR LÁ?
Além das 40 praias que existem no município, Guarapari conta com alguns pontos turísticos que merecem a visita, é uma cidade muito democrática, tem praias pra todos os gostos, uma vida noturna tranquila e o mais interessante, até uma região serrana, sabia?
Conhecida como Buenos Aires, essa região tem atraído cada vez mais atenção e visitas. Assim como o Parque morro da pescaria que é um encanto de lugar, proporciona aos visitantes uma agradável caminhada numa trilha de uma vista apaixonante.
QUANTOS DIAS FICAR?
Diria no mínimo 3 dias, pois a cidade tem opcões para meses com suas lindas praias e demais pontos turísticos. É importante para que você aproveite mais, se programar antes para não perder tempo, sempre organizo minha viagem antes de sair de casa. Mas garanto que quanto mais dias ficar n cidade será melhor, sempre haverá um cantinho diferente pra explorar.
Vou compartilhar meu roteiro de 3 dias em Guarapari, foi perfeito. Eu optei por lugares que eu não conhecia ainda.
1º dia:
Fui conhecer o Parque Morro da Pescaria, uma península localizada entre as praias do Morro e da Cerca. São 73 hectares de Mata Atlântica e de Restinga, com praias, áreas de lazer e caminhadas. Para conhecer o parque, vá até o finalzinho da Praia do Morro e suba o Morro da Pescaria. Na entrada é cobrado uma taxa R$4,00 por pessoa que é para manutenção.
O Parque oferece belos cenários e vistas para orla da praia do Morro. A caminhada na trilha é bem tranquila, e é impossível não parar nas lindas praias para fazerr aquela foto maravilhosa. Ao final da trilha esta a praia do Ermitão, com um restaurante que possui um cardápio maravilhoso, almoçamos ali e a tarde fui conhecer as Três Praias.
Saindo da Praia do Morro de carro, passando por dentro (Google Maps), 10min, estará na praia dos Adventistas. Logo a frente começam as Três praias, não possuem restaurantes, quiosques e nem banheiros. É necessário levar comida e bebida, por isso fui depois do almoço e levei bastante água.
Fiquei encantada, é um lugar inesquecível, com praias de rara beleza e pouco conhecida pelos turistas. Além de uma paisagem encantadora, você encontra águas quentinhas para tomar banho. É um lugar tranquilo e bem preservado de águas lindas em tom de azul e verde, claríssima, com árvores que proporciona enormes sombras. Lugar perfeito para famílias e crianças.
2º dia
Fui conhecer o SESC Guarapari é um centro social de turismo e lazer. O local abriga um parque aquático, um ginásio de esportes, um centro de convenções, restaurantes, bares e um hotel com 547 apartamentos distribuídos em blocos.
É um lugar maravilhoso, que um dia inteiro ainda é pouco para curtir tudo que oferece e relaxar nas águas daquelas piscinas imensas. Mas pra quem gosta de adrenalina não falta opções para aproveitar como os toboáguas, chafariz, correnteza e brinquedos diversos.
3º dia
Aproveitei para descansar e caminhar na orla do Canal de Guarapari, foi totalmente revitalizada e inaugurada em setembro de 2018. Hoje o local é mais um ponto turístico da cidade e muito gostoso para passar, se tornou um calçadão, com bancos, ciclovia, guarda-corpo metálico e iluminação, simplesmente maravlhoso. Conheci também o novo cais que foi construído para as embarcações de turismo, de onde saem os passeios de escuna.
E depois fui conhecer algumas lojinhas no centro da cidade e tomar um delicioso sorvete de fim de tarde.
Conclusão
A cidade de Guarapari ES está entre as mais incríveis do Brasil, escolher quais são os melhores pontos turísticos é uma tarefa muito difícil, por isso deixo aqui um pouco sobre o que efetivamente conheci lá e considero que vale muito a pena conhecer. Claro que tem muitas outras opções que são tão maravilhosas quanto estas, mas a minha sugestão facilita o roteiro, isso baseado na minha experiência.