É o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, Abrolhos na Bahia é um destino ímpar do Nordeste brasileiro, que em nada deve a vizinhos mais badalados, como Fernando de Noronha.
Abrolhos pode ser considerado o paraíso para os amantes do mergulho. A região, localizada no litoral sul baiano, é banhada por águas mornas, que fascinam não só as baleias jubarte, mas também aventureiros de todo o mundo que procuram por um mar de águas transparentes de um verde-azulado, deixam à mostra recifes e corais, e permitem ver, ainda do barco cardumes, tartarugas marinhas e outras espécies além de quilômetros de maravilhosas praias emolduradas por coqueiros.
Localizado no coração da Costa das Baleias, pertinho de Porto Seguro, com uma área de enorme biodiversidade marinha e vizinho do Espírito Santo , o arquipélago se espalha por mais de 91 mil hectares de beleza natural estonteante por onde vivem baleias, tartarugas e outras milhares de espécies.
Como visitar e quanto custa ir para Abrolhos-BA?
Como estamos falando de um arquipélago que não tem aeroporto, a única maneira de chegar a Abrolhos, Bahia, é de barco, em viagens que levam de 3 a 6 horas a depender da embarcação.
O trajeto não é fácil, especialmente nos dias em que o vento está mais forte, e até pessoas acostumadas a navegar podem sentir algum desconforto no passeio, então não se esqueça de levar um remédio para enjoo para evitar perrengues.
A cidade mais próxima é Caravelas BA, da qual o acesso pode ser feito através da BR 101. A distância entre Alcobaça e Caravelas é de 34 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 36 min. Eu quando fui conhecer Abrolhos BA, optei em me hospedar na cidade vizinha de onde sai bem cedinho para chegar em Caravelas e embarcar neste passeio inesquecível.
O embarque é bem cedo em Cataramã, pois este percurso é o mais rápido e se faz em duas horas, lancha (duas horas e meia), ou de escuna (seis horas), partindo-se de Caravelas, que fica a 36 milhas náuticas do Parque.
O arquipélago é formado pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara, estando esta última sob jurisdição da Marinha Brasileira e fora do Parque Nacional Marinho.
Não existe nenhuma construção nas ilhas e todos os passeios são feitos a partir do barco, isto é, você desembarca para nadar e mergulhar, depois volta à embarcação. As únicas exceções são as trilhas guiadas na Ilha Redonda e na Ilha Siriba.
Para visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos Bahia, você precisará pagar ingresso, que é cobrado por dia (no caso de passeios bate-volta, com saída às 7h e retorno às 18h), ou por pernoite.
Há passeios de um dia e programas de até três pernoites no barco. Nos passeios diários, são três horas de viagem até o arquipélago, a saída às 7h do Porto de Caravelas e retorno às 17h30. Apenas os barcos credenciados pelo Instituto Chico Mendes podem realizar a visita.O passeio de um dia custa, em média, R$ 360 por dia, mais a taxa do Ibama (R$ 27). Lembrando que brasileiros até 12 anos ou com mais de 60 anos têm entrada franca.
Qual a melhor época para ir a Abrolhos?
Você poderá visitar o Arquipélago dos Abrolhos em qualquer época do ano, mas o período escolhido deve influenciar diretamente sua experiência por lá. As formações de corais abrigam grande diversidade de fauna marinha, formando grandes áreas de piscinas naturais.
Nas ilhas, a atração fica por conta das aves nidificando nas formações rochosas, principalmente os atobás, pássaros típicos do arquipélago. Outros tipos de aves circundantes pela área são trinta reais, grazina, fragata e benedito. Além disso, possui uma grande diversidade de fauna marinha, com inúmeras espécies de esponjas, tartarugas marinhas, corais, peixes, moluscos e vegetação que apresenta plantas suculentas, gramínea, arbustos e cactos.
Os meses de dezembro a março são os mais recomendados para mergulho, pois a visibilidade é melhor na região e chega a 20 metros. Se a sua intenção é observar as baleias-jubarte, é melhor visitar o arquipélago entre julho e novembro, quando as gigantes do oceano migram para a região para procriar.
Conclusão
O cenário já paradisíaco fica ainda mais belo sob as águas, em mergulhos nos quais uma vasta diversidade marinha se apresenta aos olhos em bailados inesquecíveis. Ao organizar o seu roteiro de viagem e para quem vive as aventuras de conhecer novos lugares, Abrolhos deve com toda a certeza, entrar na lista desses lugares. É com certeza um momento único e inesquecível.
Neste artigo procurei mostrar algumas informações para este passeio. Afinal, viajar bem informado sempre é mais proveitoso, por isso deixo aqui um pouco sobre o que efetivamente conheci lá e considero que vale muito a pena conhecer. Espero que a minha experiência colabore com o seu o roteiro.