Pensando em viajar pelo Brasil e conhecer as nossas maravilhas? Hoje vamos te apresentar 5 cidades para visitar no Brasil e se aventurar nas belíssimas paisagens.
5 cidades para visitar no Brasil
Conheça agora as cidades com as mais incriveís paisagens e decida o seu próximo destino de viagem nesse compilado de 5 cidades para visitar no Brasil.
1- Cataratas do Iguaçu – PR
A primeira das cidades para visitar no Brasil são as Cataratas do Iguaçu que formam um conjunto com mais de 200 quedas, maiores do que as famosas Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos.
Elas foram consideradas em uma votação popular mundial, como umas novas 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Mas elas não são exclusivamente brasileiras, parte das quedas se encontra em território brasileiro, parte em território argentino.
Mas a parte boa é que, a partir de Foz do Iguaçu, no Brasil, é possível visitar as Cataratas por completo. Reserve um dia inteiro para o lado brasileiro e outro dia para o lado argentino.
Além das Cataratas, também existem outros passeios bem legais para fazer por lá. A partir de Foz, é possível conferir lugares, compras e restaurantes no Brasil, na Argentina e no Paraguai.
O que você precisa saber para conhecer as Cataratas
A cidade de Foz do Iguaçu possui uma excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes, mas também é possível ficar hospedado em Puerto Iguazu, no lado argentino das Cataratas.
É bem tranquilo para se locomover por conta própria, seja de ônibus ou de aplicativo, mas para maior comodidade, as agências de turismo oferecem vários passeios.
Nossa viagem foi toda planejada pela agência de turismo MHTour Brasil, então foi ótimo porque não precisamos nos preocupar com nada. Além da passagem aérea, ingressos e transportes, a agência também providenciou experiências incríveis, como o sobrevoo de helicóptero e o picnic no Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional.
É possível visitar as Cataratas o ano inteiro. A diferença é que no verão, o volume das quedas fica maior e águas ficam mais barrentas. No inverno, nos meses de Junho a Agosto, em geral chove menos e as águas ficam mais cristalinas. Mas por outro, fica mais frio e algumas quedas ficam com uma vazão menor de água.
Nós recomendamos duas opções de hospedagem em Foz do Iguaçu. O Viale Tower Hotel é um hotel moderno e funcional, num prédio de 17 andares e 150 apartamentos. Um dos destaques do Viale é a localização, no coração da Via Gastronômica, e o mirante no último andar.
2- Bonito – Mato Grosso do Sul
Flutuar nos rios de águas cristalinas de Bonito é uma das experiências que todos deveriam um dia experimentar, uma das cidades para visitar no Brasil.
Bonito é considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, por causa da beleza de seus atrativos, mas também da forma rigorosa como são preservados.
Todas as visitas tem o número de turistas controlado. E os visitantes são sempre monitorados por guias locais, que orientam sobre como aproveitar melhor a experiência, mas sem degradar o meio ambiente.
Se por um lado o turismo não fica tão espontâneo, por outro lado é uma das formas de garantir que esses lugares sejam preservados para gerações futuras.
Além das famosas flutuações em alguns dos rios mais cristalinos do mundo, também é possível visitar grutas, cachoeiras e atividades de aventura, como boia cross, arvorismo, rapel e bike. Uma das cidades para visitar no Brasil que possui inúmeras atividades para aproveitar.
O que você precisa saber
Todo passeio em Bonito precisa ser agendado com antecedência, por uma agência de turismo local. Não é possível chegar nos atrativos e comprar ingresso: tudo é feito mediante agendamento de horário e através das agências.
Apesar dos passeios serem reservados pelas agências, o valor dos passeios não inclui o transfer. Dessa forma, alugar um carro é uma boa forma de explorar todos os atrativos.
É possível fazer cerca de 2 a 3 passeios no mesmo dia. O tempo mínimo para aproveitar bem a cidade é de 4 dias.
As flutuações nos rios são atividades muito tranquilas. Mesmo quem não sabe nadar pode realizá-las tranquilamente, só é preciso saber usar o snorkel.
A melhor época é nas estações de transição, seja no outono (Abril, Maio e Junho) ou na primavera (Setembro, Outubro e Novembro).
No verão, chove mais e a água das cachoeiras não fica tão cristalina e esverdeada. No inverno, o frio pode atrapalhar algumas experiências (embora a temperatura dos rios de flutuação seja constante o ano inteiro).
3- Paraty – Rio de Janeiro
Paraty é um daqueles lugares que reúne o melhor de dois mundos. O belissímo e preservado centro histórico reúne cultura e uma ótima gastronomia. E além disso, possui as praias.
A Costa Verde do Rio de Janeiro reúne praias de beleza ímpar, e a Baía de Paraty possui cerca de 65 ilhas e inúmeras praias, de diferentes belezas. Como o acesso para a maior parte delas é apenas de barco, elas preservam suas características naturais.
A riqueza natural combinada com seu patrimônio histórico e cultural , rendeu a Paraty (em conjunto com Ilha Grande), o título de Patrimônio Mundial da Unesco.
O que você precisa saber antes de viajar
O trajeto a partir de São Paulo ou Rio de Janeiro dura cerca de 4 horas e inclui um trecho em estrada íngreme e sinuosa, que deve ser percorrida com muita cautela. Há ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e você também pode pegar um transfer.
Paraty não é uma cidade barata. Com a alta gastronomia da cidade, também encontramos restaurantes com preços acima da média de outras cidades. Mas o investimento realmente vale a pena.
Apesar dos passeios de barco serem famosos em Paraty, existem algumas praias que podem ser acessadas de carro. Mas as grandes belezas da região são acessadas pelo mar.
4- Jalapão – Tocantins
Imagine um destino com cachoeiras, dunas, chapadões, rios de águas cristalina, é um dos melhores lugares para viajar no Brasil, especialmente para quem gosta de ecoturismo.
O Jalapão é um destino turístico já bem estabelecido no Tocantins, apesar de ser ainda desconhecido por muita gente. Possui inúmeras atrações de ecoturismo dentro e fora do Parque Estadual do Jalapão.
As principais atrações do Jalapão são as nascentes de águas transparentes, chamadas de fervedouros, onde não é possível afundar devido à forte pressão da água que joga para cima.
Mas há muito mais o que fazer no Jalapão, além dos fervedouros. Cachoeiras, prainhas, rios cristalinos, formações rochosas, dunas e chapadas se espalham pela imensidão do cerrado onde só se chega com veículos 4×4.
Se prepare para uma aventura em meio à natureza e à simplicidade, onde se preservam tradições, as comidas são preparadas no fogão à lenha e os artesãos transformam o capim dourado em peças divinas.
O que você precisa saber antes de viajar
O Jalapão é um roteiro circular e você não fica numa cidade só. As principais bases são Ponte Alta, Mateiros e São Félix.
As estradas são de terra e somente dá para acessar em veículos 4×4. Por isso a melhor opção é contratar um roteiro com uma agência. Mesmo que você dirija um veículo 4×4, a sinal tem sinal de internet precário o que dificulta pedir ajuda em caso de problemas.
Procure viajar na época mais seca (maio a setembro), as chuvas as criam muitos atoleiros pelos caminhos de terra.
Apesar de ser um dos melhores destinos de ecoturismo e aventura do Brasil, as trilhas são bem rápidas e tranquilas.
5- Campos do Jordão e a Serra da Mantiqueira – SP
Entre as cidades para visistar no Brasil está também Campos do Jordão, conhecida como a Suíça Brasileira, é uma famosa estação climática do estado de São Paulo localizada na Serra da Mantiqueira. Na cidade também se destaca a arquitetura de suas construções.
É a cidade mais alta do Brasil atingindo 1 628 metros acima do nível do mar, chegando a mais de 2 000 metros em seus arredores. É bastante visitada por turistas de todo o Brasil, mas principalmente os paulistas, que sobem a serra para curtir o clima de inverno.
O que você precisa saber antes de viajar
Apesar da proximidade de São Paulo, a estrada até os destinos da Serra da Mantiqueira é sinuosa e muitas vezes o tempo de viagem pode aumentar por causa do grande fluxo de visitantes.
Todo mundo sabe que o inverno é a alta temporada, por isso caso decide curtir o friozinho por lá, prepare-se para os preços altíssimos e para o excesso de turistas.
Mas Campos do Jordão tem uma grande oferta de hospedagens, e a cidade fica muito mais barata durante a semana.
Vale apostar também em São Francisco Xavier e Santo Antônio do Pinhal, destinos próximos.
Além do inverno ser a melhor época, é também quando acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos eventos mais famosos do Brasil, que acontece em julho.