Onde fica o Buda Gigante? No Mosteiro Zen, Morro da Vargem, dentro da Praça Torii que fica localizada a 70 km da capital do ES, no município de Ibiraçu. Vale ressaltar que a estátua do Buda Gigante é a maior do Brasil e realmente faz jus à sua fama, pois a estátua tem 35 metros de altura e, levando em conta o pedestal, chega a 38 metros.
Esse tamanho supera até mesmo o do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros sem contar o pedestal, sendo o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Grande Buda de Leshan, na China, que possui 71 metros de altura.
Na entrada, encontra-se o grande portal Torii (o portão sem portão), que marca o diálogo entre a cultura oriental e ocidental. Além do Buda Gigante e de outros 15 budas menores e enfileirados, sentados em meditação. As esculturas brancas e repetidas nos trazem uma importante lição, representando o estado de serenidade que devemos manter nas horas mais adversas e a perseverança que cada um deve trazer dentro de si.
Além disso, o fato das estátuas menores serem repetidas mostra a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida. Representam um estado de atenção e prontidão e a percepção da paz como algo acessível, que pode fazer parte do nosso cotidiano.
O espaço também conta com a capelinha de Nossa Senhora da Penha e alguns jardins contemplativos. Com certeza já é um dos principais pontos turísticos do estado do Espírito Santo que chama a atenção, dentre várias outras qualidades, pelo zelo ímpar em todos os espaços do local.
A Praça Torii, inaugurada em agosto de 2004, em comemoração aos 30 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem, é uma área voltada totalmente ao uso da comunidade e ao interesse público. Na praça, foi construído um Jardim Zen, composto de areia, pedriscos e pedras. É um jardim contemplativo. O desenho dos pedriscos sugere o movimento da água e as pedras, como também existem algumas ilhas formando o lago da serenidade. É o maior jardim dessa modalidade em todo o Ocidente.
1. O que visitar neste local (Descrição do Passeio)
Para quem busca um descanso mental e um turismo diferente, visitar o Buda Gigante do Espírito Santo é uma ótima opção para contemplar só a Praça do Portal do Budista ou para uma visita mais completa a todas as atrações do local que são:
- Estátua de Buda Gigante
- Praça Torii
- 15 estátuas de Budas em meditação
- Capelinha de Nossa senhora da Penha
- Lago da serenidade com peixes e cascata
- Jardim Zen, composto de areia, pedriscos e pedras
- Templo budista com oficinas e trilhas.
- Bosque da Sabedoria
- Cafeteria e Restaurante
2. Como chegar ao Buda Gigante
Para ir até a escultura, os visitantes tem a opção de ir de carro ou ônibus, Viação Águia Branca saindo da cidade de Serra ES, ou da capital Vitória ES, seguir pela BR -101, sentido norte do estado até o KM 219. Caso queira ir com um receptivo, a empresa Capixaba Turismo faz este trajeto.
3. Horários de visitas ao Buda Gigante
A visitação ao Buda Gigante e as demais atrações da praça Torii é gratuita e é possível a qualquer hora do dia ou à noite durante a semana. Já a visitação às instalações que existem ali, no Mosteiro Zen Morro da Vargem é paga. O valor da entrada é somente R$15,00 a título de caixa de manutenção (pagamento em dinheiro). Vale lembrar que grupos a partir de 10 pessoas, apenas mediante agendamento. Essa visitação, ocorre aos domingos e acesso deve ser entre 8:00 às 10:00 da manhã.
4. Restaurante e Cafeteria: Mais uma atração da Praça Torii
Vale a pena se programar e fazer uma visita completa, ao Buda Gigante, conhecer o Mosteiro Zen, visitar a capelinha de Nossa Senhora da Penha e contemplar toda a beleza da natureza presente e ainda saborear um delicioso almoço ou café da da tarde ali mesmo na praça, pois desde ano passo (2022) os visitantes, conta com uma cafeteria e restaurante na Praça Torii, fica depois do Jardim de Pedra, com delicioso café e almoço. Ambos funcionam todos os dias, inclusive finais de semana. A cafeteria funciona, o dia todo, já o restaurante de11 às 15 hs.
Para finalizar, quem tiver curiosidade de ver como foi a Cerimônia de Abertura de Olhos (uma espécie de ritual que torna imagem Sagrada), realizado online diretamente do Japão pelo Abade do Mosteiro-matriz de Eiheiji, Minamizawa Zenji (exposição equivalente a ao papa na religião católica) é só clicar aqui para conhecer mais um pouco dessa cultura budista.
Essa cerimônia é feita para “sacralizar” uma imagem. A partir da cerimônia, ela já não é uma simples estátua de pedra, mas uma representação “viva” do próprio Buda Sakyamuni, e por isso o nome simbólico de “abertura dos olhos”.
Por fim, espero que tenham gostado das dicas para um turismo diferente, a visita o Buda Gigante do Espírito Santo. Mas caso tenham dúvidas ou sugestões, deixem os seus comentários, pois ficarei feliz em responder.