A cidade de Santa Teresa é também chamada beija-flor do Espírito Santo devido a abundância de aves da região e também por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi.
O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, a cidade é cercada por montanhas da região serrana do Estado do Espírito Santo. Seu território é composto pela mata Atlântica e está localizado a 655m acima do nível do mar, por isso que é uma cidade com clima muito friozinho. Eu fui lá conhecer os mais interessantes pontos turísticos.
1. Rua do Lazer
2. Memorial Augusto Ruschi
Essa visita valeu muito a pena, já quero voltar… Fica dentro de uma reserva de mata atlântica, com entrada grátis, bem no centro da cidade. Dentro do local possui exposições e no museu tem um acervo completo de aves enpalhadas. Em outros locais tem o maior observatório de beija-flores e um viveiro de aves, onde você poderá ver de perto os Colibris voando e bebendo água, você pode visitar também a casa de Augusto Ruschi, o museu de aves e fazer um maravilhoso passeio em meio a natureza. Lindo demaiss!! Um lugar pouco procurado, menos tradicional e super importante, proporciona um passeio maravilhoso assim como os demais lugares turísticos de Santa Teresa.
3. Vinícolas
Visitar as vinícolas é mais que apenas degustação de vinhos, na visita tive o privilégio de conhecer toda a história do vinho desde as parreiras de uva e toda a produção nas fazendas. Pra quem ama vinhos, licores e suco natural é fantástico e principalmente para quem gosta de ver o parreiral de uvas de onde surge seus produtos maravilhosos.
É uma excelente e imperdível dica para quem está na região conhecer as vinícolas, a maioria são de portes grandes, adega simples mas cativante. Os produtos vendidos nas vinícolas, principalmente o vinho tem um bom custo benefício, além de muito sabor.
4. Cacalmenara
Se você ainda não conhece esta loja de chocolate precisa conhecer, pois já é o mais novo e melhor lugar para visitar em Santa Teresa. Um ambiente bem aconchegante com uma variedade de deliciosos chocolates além de um chocolate quente perfeito.
Todas essas delícias são produzidos com as amêndoas que são exclusivamente oriundas da fazenda da família, e possui a pecualiaridade do microclima local com nuances sensoriais frutados, e dependendo da safra o frutado é acrescido de notas amendoadas. O chocolate produzido contém pouquíssimos ingredientes e são livres de conservantes, aromatizantes e estabilizantes. O grande protagonista desse chocolate é o cacau. Ja coloca na sua agenda essa nova opção de visita, principalmente neste friozinho, vale muito a pena.
5. Casa Lambert
Este é um lugar que conta muito da história deste município e pouco conhecido pelos turistas, garanto que vale muito a pena visitar. Tombada como Patrimônio Histórico Estadual, a Casa Lambert está entre as primeiras construções que foram feitas em Santa Teresa. Hoje é um museu que resgata um pouco dessa época vivida há tantas décadas no município, porém era residência de imigrantes italianos, com paredes repletass de fotografias, permite uma viagem ao passado, possibilitando conhecer diferentes objetos de época , painéis e registros que conta muito da história. Seu horário de funcionamento é de sexta a domingo e feriados. A entrada é grátis, o que deixa o passeio mais econômico e interessante.
Conclusão
Quais são os locais mais legais de se conhecer em Santa Teresa? São muitos, no entanto escolhi estes 5 pontos turísticos que muitos ainda não conhecem e precisam colocar no seu roteiro para fazer um passeio maravilhoso com muitas novidades. Cada um dos lugares que indico aqui guarda suas particularidades e seu próprio charme. Portanto incluam no seu roteiro essas dicas de passeio para se encantar ainda mais com essa cidade.